Recursos do Estado viabilizam reforma e ampliação de hospital de Sidrolândia

22 NOV 2016Por Assessoria Governo MS07h13

No município de Sidrolândia uma aliança foi firmada para entregar no próximo ano, no Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, um novo centro cirúrgico com 538,34 m² de área construída, e um CTN (Centro de Parto Normal ) à população. A obra corresponderá a oito leitos novos para bem atender as pessoas que fazem uso do SUS – Sistema Único de Saúde.

A reforma e ampliação do hospital serão viabilizadas por uma emenda federal no valor de R$ 1.199.999,88, do deputado Geraldo Rezende. “Eu sou da área da saúde, médico, ginecologista e obstetra. Já fui secretário de Saúde do Estado e sei da importância que a gente precisa dar a este tipo de iniciativa”, declarou o parlamentar.

Além da emenda, também, está sendo viabilizada uma contrapartida de R$ 272.080,20 por parte do governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). “O secretário de Saúde Nelson Tavares foi muito generoso com a Associação Beneficente do Hospital, já que nós tínhamos conquistado a emenda pela União. Havia uma dificuldade do hospital de dar a contrapartida, então, pedimos o apoio do secretário e do ex-prefeito de Sidrolândia, Enelvo Felini, que junto com o governador Reinaldo Azambuja, disponibilizou  a verba por meio de um convênio com o município para que o valor seja repassado para a entidade hospitalar”, detalhou Geraldo Rezende.

O trabalho vem sendo executado há cerca de dois anos, conforme esclarece o presidente do Hospital, Jair do Nascimento. “Sidrolândia é uma cidade que saiu de 20, 22 mil habitantes para 52, 53 mil habitantes e caminha forte para em um curto espaço de tempo estar com uma população de 60 mil. Então, tudo o que a gente tem feito no hospital, a cidade pede mais. Com o convênio será possível à construção de um novo centro cirúrgico e um CTN”, garantiu.

Para a secretária de Saúde de Sidrolândia, Leila Couto, o recurso chegou em boa hora, vista a conjuntura do cenário econômico brasileiro. “Esse incentivo ao hospital só vem confirmar o envolvimento, a prioridade do Estado em relação à saúde dos municípios, em especial a nossa cidade de Sidrolândia. As gestões passam, mas as ações de saúde permanecem e as necessidades de saúde da população também permanecem”, afirmou.

O repasse do recurso foi discutido nesta segunda-feira (21), no prédio da SES – Secretaria de Estado de Saúde, Parque dos Poderes, na Capital. A reunião contou com a participação de todos os envolvidos, idealizadores e parceiros do projeto: o deputado federal Geraldo Rezende, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, o presidente do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, Jair do Nascimento, o diretor administrativo e financeiro da SES, Maurício Peralta, a secretária de Saúde de Sidrolândia, Leila Couto, a diretora do Hospital, Vanda Camillo e a vereadora Vilma Felini.

A previsão é de as obras comecem já no início de janeiro de 2017. “Estamos trabalhando para que a ordem de serviço seja assinada em 10 de dezembro, assim as obras poderão ser iniciadas no início do próximo ano. Com a construção do centro cirúrgico e do CTN, o passo seguinte será pleitear recursos para que o antigo centro cirúrgico seja acoplado ao pronto socorro”, explicou o presidente do Hospital, Jair do Nascimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também